José de Anchieta

Por Fernando Rebouças
José de Anchieta era um jesuíta, nascido em 19 de março de 1534, nas Ilhas Canárias; faleceu em 9 de julho de 1597, em Reritiba, atual cidade de Anchieta, no estado do Espírito Santo. Foi um dos fundadores de São Paulo e declarado pelo papa João Paulo II como beato.

José de AnchietaEra filho de Juán López de Anchieta que lutou na revolta dos Comuneros que tinha se oposto contra o Imperador Carlos V da Espanha, sua mãe se chamava Mência Dias de Clavijo, de origem judaica. Era descendente de uma família de origem basca “Antxeta”. Entre seus doze irmãos, dois também ingressaram ao sacerdócio.

Aos quatorze anos de idade, se mudou para Coimbra, Portugal, para estudar filosofia numa escola anexa à Universidade de Coimbra, referida como Colégio das Artes. Em 1551, foi aceito como noviço na Companhia de Jesus.

Aos 19 anos, ingressou na missão que viria ao Brasil acompanhada por Duarte da Costa. Em 1554, chegou em São Vicente, onde teve os primeiros contatos com os índios. Junto com o jesuíta Manuel da Nóbrega, fundaram um acanhado colégio e rezaram uma missa na região denominada pelos índios de Piratininga, ao longo do rio Tietê.

Entre os índios exerceu as tarefas de médico, sacerdote e professor. No processo de catequização utilizou o teatro e a poesia para ensinar a fé cristã; ensinou latim e aprendeu o tupi-guarani. Em 1595, publicou a “Arte da Gramática da Língua Mais Falada na Costa do Brasil”.

Teve, ao lado de Manuel da Nóbrega, um conflito com Duarte da Costa, e iniciaram negociações de paz com a tribo dos Tamoios na atual Ubatuba (leia: Confederação dos Tamoios). Em 1565, adentrou na Baía de Guanabara ao lado de Estácio de Sá, e posteriormente seguiu para Salvador, na capital da colônia foi ordenado padre.

Viveu em Salvador por dez anos, foi nomeado supervisor provincial da missão jesuíta no Brasil. Em 1585, no atual estado do Espírito Santo, fundou a aldeia de Guaraparim (atual Guarapari). Faleceu aos 63 anos, sendo seu corpo carregado pelos índios até o seu sepultamento em Vitória.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u421.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/José_de_Anchieta


Nenhum comentário sobre "José de Anchieta". Clique aqui para adicionar um comentário.