Maurício de Nassau

Por Fernando Rebouças
Governador da colônia holandesa no Recife. Maurício de Nassau era um nobre alemão-holandês, nasceu em 17 de junho de 1604, em Dillenburg, Alemanha. Faleceu em 20 de dezembro de 1679, em Kleve, também na Alemanha.

Seu nome estrangeiro era Johann Moritz of Nassau-Siegen, governou Recife de 1637 a 1644. Trouxe para a região trabalhos de cientistas e pintores que exploravam e expressavam as belezas naturais.

mauricio de nassauDesde jovem seguiu na carreira militar servindo o Estado da Holanda, teve uma educação humanística na Universidade de Basileia e na Universidade de Genf. Sua família de origem tinha um ramo alemão e outro holandês.

No Brasil, prestou serviço a Companhia das Índias Ocidentais (West-Indische Compagnie). Veio para o Brasil aos 33 anos de idade. Em Recife, era predominante o traço cultural dos colonizadores católicos de Portugal.

Porém, Nassau logo conquistou a simpatia de todos,  iniciou um projeto de modernização da cidade e aprofundou as relações com os senhores de engenho. Além de explorar a colônia economicamente, buscou desenvolver bem-estar a população.

Em época de baixa no preço do açúcar, Nassau entregou o governo em 1641, depois de não concordar com novas formas de cobrança  aos senhores de engenho para compensar a baixa lucratividade. Ao retornar à Europa, voltou a servir o exército holandês alcançando a patente de marechal.

Morando em Haia, viveu no palácio do governo. Foi regente do principado de Brandenburgo em 1647. Ligado ao príncipe da Prússia, lutou pelos holandeses contra o rei Luís XIV da França em 1672.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u651.jhtm
http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/gov_nassau.html


Nenhum comentário sobre "Maurício de Nassau". Clique aqui para adicionar um comentário.