Princesa Isabel

Por Fernando Rebouças
Isabel Cristina Leopoldina de Bragança nasceu em 29 de julho de 1846, no Rio de Janeiro, e faleceu em 14 de novembro de 1921, em Paris. Era princesa imperial do Brasil e regente do Império. Filha do imperador D. Pedro II e da imperatriz Dona Teresa Cristina.

princesa isabelNasceu no Palácio de São Cristóvão e batizada na Capela Imperial no dia 15 de novembro de 1846. Seu nome foi uma homenagem à Rainha de Nápoles, sua avó.

Na história do Brasil, é reconhecida como redentora, ao ter assinado a Abolição da Escravatura em 13 de maio de 1888. Além de princesa e regente, foi a primeira senadora do Brasil, ocupou o cargo por ser herdeira do trono a partir dos 25 anos de idade.

Casou-se em 1864, com o duque Luís Gastão de Orleans, conhecido como conde D´Eu, sobrinho neto do rei Leopoldo I dos Belgas.

Antes de assinar a Lei Áurea, já havia sancionado leis para o primeiro recenseamento do império, naturalização de estrangeiros e relações comerciais com os países vizinhos. Também se uniu aos jovens e artistas favoráveis a abolição da escravatura. Apoiava a alforria de escravos e a comunidade do Quilombo do Leblon.

Em 28 de setembro de 1871, como regente do império, sancionou a Lei do Ventre Livre, lei que libertava todos os filhos de escravos e assinada enquanto Dom Pedro II viajava pela Europa. A favor da abolição, pressionara o ministério que logo viria a ser dissolvido e recomposto por políticos abolicionistas.

Depois de onze anos de casamento, teve o seu primeiro filho, Pedro de Alcântara, posteriormente teve Luiz Maria Felipe e Antônio Gusmão Francisco. Em 1889, com a proclamação da República, toda a família real embarcou para a Europa, nessa época tinha dificuldade para se locomover, e viveu seus últimos dias de vida na capital francesa.

Fontes:
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_900.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_do_Brasil


Nenhum comentário sobre "Princesa Isabel". Clique aqui para adicionar um comentário.