Tiradentes

Por Fernando Rebouças
Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, nasceu em Minas Gerais, em 12 de novembro de  1746. Faleceu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.  Conhecido como Tiradentes, era filho do português Domingos da Silva Santos e da brasileira Antônia da Encarnação Xavier.

Foi criado pelo padrinho depois de ficar órfão aos 11 anos. Seu padrinho era cirurgião, Tiradentes trabalhou como mascate, minerador, farmacêutico e dentista. Teve sociedade numa botica de assistência aos pobres de Vila Rica.

tiradentesNa mineração desenvolveu conhecimentos técnicos, passando a ser técnico em reconhecimento de terrenos; trabalhou para o governo no levantamento do sertão brasileiro. Alistou-se na tropa da capitania de Minas Gerais, sendo nomeado pela rainha Maria I, comandante da patrulha do Caminho Novo em 1781.

Já criticava a exploração da metrópole sobre a colônia. Pediu licença do posto de alferes por não conseguir a sonhada promoção militar. Durante um ano morou no Rio de Janeiro, época em que desenvolveu projetos a canalização dos rios Andaraí e Maracanã, não aceitos pelo vice-rei.

A frustração na recusa de seu projeto aumentou sua repulsa pela submissão a Portugal. Organizou um movimento com Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. O movimento se inspirou nas ideias iluministas e na independência das colônias norte-americanas.

Nessa época, os moradores de Minas já não conseguiam pagar as cem arrobas de ouro anuais à Fazenda Real. A decretação da derrama aprofundou ainda mais a rejeição à metrópole, pois definia uma cobrança forçada de 538 arrobas de ouro em impostos atrasados.

Os inconfidentes saíram as ruas dando vivas à República com grande adesão popular, antes de se tornar numa revolução de fato, devedores da Fazenda Real delataram os atos dos inconfidentes. Tiradentes foi traído e sobrecarregado de toda pena.

tiradentes esquertejadoRecaiu sobre Tiradentes a culpa total pelo movimento, foi o único conspirador condenado à morte. Em 21 de abril de 1792, percorreu em procissão nas ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro em direção a atual praça Tiradentes, onde foi executado, esquartejado e salgado. Tornou-se um mártir e herói da Independência e da República.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u137.jhtm
http://www.unificado.com.br/calendario/11/tiradentes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes


Nenhum comentário sobre "Tiradentes". Clique aqui para adicionar um comentário.