Comércio Triangular

Por Tiago Soriano
A partir das expansões marítimo-comerciais, no século XV, deu-se início a um novo sistema sócio-econômico: o sistema colonial – conjunto de relações entre metrópoles e colônias. Nesse sistema havia dois modelos de colonização: as colônias de exploração – ocorrida principalmente na América do Sul, como no Brasil, em que a metrópole portuguesa via nessa terra uma fonte rápida de obtenção de riqueza, sem a preocupação do desenvolvimento da colônia; e as colônias de povoamento, caracterizada pela presença dos ingleses na América do Norte.

Esses ingleses viam na nova terra uma oportunidade de prosperarem e ali se desenvolverem, ou seja, tinham o ideal de permanecem nesse território, e assim o fizeram, resultando na construção da América do Norte. Com o desenvolvimento da colônia norte-americana, possibilitaram aos ingleses refugiados a se relacionarem comercialmente com outros continentes, surgindo o chamado Comércio Triangular.

O comércio triangular foi uma rede de comércio muito lucrativa, o qual envolvia os continentes europeus, americanos e africanos, tendo como fator principal, o tráfico negreiro. A Europa fornecia produtos como algodão, ferro, armas e rum, em troca de escravos africanos, que tinham como destino às Américas. Porém, no caminho de travessia do continente africano ao americano, muitos escravos morriam devido as condições subhumanas em que viviam.

Os escravos que chegavam às novas terras eram comercializados com os colonos, e acabavam sendo vendidos aos donos de jazidas e plantações, e trocados por produtos como algodão, ouro, tabaco e açúcar. Esses escravos eram utilizados como mão-de-obra barata, e passariam a trabalhar na produção açucareira e em minas de ouro.

Tendo, portanto, a América do Norte adquirido certa base econômica, visto que essa importava produtos manufaturados europeus, e também escravos à região das Antilhas, as Treze Colônias passou a ter sua relação com a Inglaterra acirrada, desencadeando, mais tarde, na independência dos Estados Unidos, em 1776.


Nenhum comentário sobre "Comércio Triangular". Clique aqui para adicionar um comentário.