Exploração do Pau-Brasil

Por
A árvore Pau-Brasil é cientificamente conhecida como Caesalpinia echinata, mas popularmente recebe outros nomes, tais como: ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco. Essa árvore é originária da Mata Atlântica, e devido a ela, o nosso País recebe o nome de Brasil.

O Pau-Brasil chega a atingir 30 metros de altura e 1,5 metros de tronco, e possui uma casca pardo-acinzentada, sendo ela dura e pontiaguda, enquanto que seu miolo é de coloração vermelha. Suas flores são amareladas e uma das pétalas é de cor vermelho-púrpura.

Antes mesmo da chegada dos portugueses, em 1500, os índios brasileiros já  utilizavam a matéria bruta do Pau-Brasil para a produção de arco e flechas, além também de usarem para enfeites. Os recursos provenientes desta árvore eram muitos, e com isso, os novos colonos começaram a explorar o abundante vegetal, dando, assim, início à exploração do Pau-Brasil.

Os portugueses exploravam o pau-brasil com a finalidade de extrair desta árvore a sua seiva, pois essa era uma substância utilizada para tingir tecidos, enquanto que a madeira era aproveitada para a fabricação de móveis. A exploração desse vegetal despertou o interesse também de outros países europeus, como a Inglaterra e a França.

Porém, devido ao fato de os índios trabalharem no corte do pau-brasil e também no deslocamento das madeiras, os portugueses, como forma de acelerar esse processo, trocavam com os indígenas utensílios como: roupas, espelhos, pentes, entre outros apetrechos. Essa troca entre os novos colonos e os índios dá-se o nome de escambo.

Durante os 30 primeiros anos de colonização, a exploração do Pau-Brasil foi a principal atividade realizada pelo povo português, atividade essa que durou cerca de 370 anos, levando a quase extinção da árvore, e por esse motivo, o fim do ciclo econômico do Pau-Brasil sucedeu no século 19, época em que, coincidentemente, um corante artificial semelhante fora descoberto.

Fontes:
http://www.institutopaubrasil.org.br/show.cfm?t=7
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/a-exploracao-do-pau-brasil.htm


Nenhum comentário sobre "Exploração do Pau-Brasil". Clique aqui para adicionar um comentário.