Primeira Missa no Brasil

Por
A primeira missa brasileira foi realizada no mesmo ano da descoberta de nossas terras por portugueses. Cinco dias após a data do descobrimento do Brasil, num banco de areia de praia vermela (atual Porto Seguro), o Frei Henrique de Coimbra e seus assistentes, tratou de realizar a primeira missa daquele que futuramente seria o maior país católico do mundo.

A realização da missa fora relativamente fácil, segundo relatos que podem ser comprovados pelo escrivão Pero Vaz de Caminha. Neste trecho de carta enviada ao então rei de Portugal, o autor descreve:

“E quando veio ao Evangelho, que nos erguemos todos em pé, com as mãos levantadas, eles (os índios) se levantaram conosco e alçaram as mãos, ficando assim, até ser acabado: e então tornaram-se a assentar como nós… e em tal maneira sossegados, que, certifico a Vossa Alteza, nos fez muita devoção.”

Os índios que eram muito ligado a atos de ritualização falicitaram  para que a realização da missa fosse bem sucedida, e até mesmo colaboraram para a efetivação do ritual. Desta maneira, Caminha até mesmo, chegou mesmo a dizer sobre a possível evangelização dos índigenas que um par de bons padres resolveria o problema.

No que tange a realização propriamente dita da primeira missa realiza, há poucos relatos disponíveis de detalhamento do ato. Um belo exemplo corrente do que foi este tranquilo ritual vêm sendo ilustrado através deste quadro de Victor Meirelles, onde mostra os índios demonstrando grande curiosidade e interesse pelo ocorrido:

primeira missa brasil

Conta-se que ao vêrem os portugueses talharem a madeira com cortantes ferramenta de ferro, os índios sentiam-se extremamente surpreendidos (assim como fora surpreendidos com espelhos e outras quinquilharias que depois serviram como moeda de troca).

Mais tarde viu-se que com as missões jesuítas que a catequisação indígena tornou-se extremamente complicada por diversos fatores relacionados a políticas e interesses relacionados a Coroa. Além disso algumas tribos eram rebeldes a evangelização.

Fonte:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/missa1.htm


Nenhum comentário sobre "Primeira Missa no Brasil". Clique aqui para adicionar um comentário.