Tratado de Tordesilhas

Por Alessandra Silva
Apesar dos indícios de que o Brasil foi descoberto por Portugal, havia uma grande discussão sobre esse assunto em meados do século XV. Esse se tornou assunto polemico, pois, em 1492 Cristóvão Colombo financiado pela coroa espanhola já havia passado em terras americanas, o que acabou por inserir o reino espanhol na briga pelo domínio de terras brasileiras.

O clima de disputa entre os espanhóis e os portugueses ficava cada vez mais preocupante, devido a isso foi solicitado à intervenção do papa Alexandre VI que em 1493 anunciou a assinatura de uma nova partição de terras que ficou conhecida como bula inter coetera que significava uma linha imaginaria a 100 léguas da ilha de Açores e de Cabo Verde.

A linha vermelha marca o Tratado de Tordesilhas. Posteriormente foram feitos marcos simbólicos em Belém (Pará) e Laguna (Santa Catarina), por onde a linha imaginária passa.

Mapa mostrando a linha vermelha do Tratado de Tordesilhas. Posteriormente foram feitos marcos simbólicos em Belém (Pará) e Laguna (Santa Catarina), por onde a linha imaginária passa.

Os portugueses, no entanto exigiram uma reformulação deste primeiro acordo alegando que o mesmo prejudicava os interesses lusitanos, D. João II tentava negociar com os reis católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela para mover a linha mais para oeste.

Os espanhóis eram contra o pedido, mas, cederam em se reunir e discutir o assunto impondo a necessidade de intermediação do papa, reuniram-se então em Tordesillas (cidade espanhola) e  em 7 de junho de 1494 é assinado o Tratado de Tordesilhas onde é feita uma nova demarcação a 370 léguas da ilha de Cabo Verde , dividindo assim o lado oeste para os espanhóis e leste para os  lusitanos. Sendo firmado e reconhecido pela Espanha em 2 de julho  e por Portugal em 5 de setembro do mesmo ano.

Apesar das divergências sobre o ponto de partida para a contagem das milhas, conta-se que os espanhóis apesar de não serem de acordo com o novo tratado, tinha a intenção de formar a união ibérica anos depois através de uma política de casamentos e por isso esteve de acordo com a nova divisão, já Portugal saiu desta negociação sendo visto como melhor estrategista pois, a  divisão das terras garantiu a Portugal o  domínio das águas do atlântico sul o que facilitaria suas manobras náuticas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas


Nenhum comentário sobre "Tratado de Tordesilhas". Clique aqui para adicionar um comentário.