República Velha

Por Felipe Araújo
A Proclamação da República foi diretamente influenciada pela união de interesses dos cafeicultores de São Paulo como o exército. Os dois grupos visavam vencer o mesmo inimigo – o império. Apesar disso, as duas partes apresentavam programas políticos distintos para uma possível república.

O motivo que os militares apresentaram para comandar a política do país durante o período de instalações das instituições republicanas era de que este seria um momento delicado, no qual o império poderia contra atacar a qualquer momento.

O faixa de tempo que vai de 1889 a 1894 ganhou o nome de República da Espada, pois foi liderada por dois marechais: Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894).

Depois de instalado o governo republicano, cafeicultores e militares começaram a descordar. Além disso, os Barões do Café começaram a contestar o poder do estado.

Em 1889, com a Proclamação da República e a recente liberdade dos escravos, surge uma nova alternativa de governo para o Brasil. Seria criado um regime baseado nos interesses da população, ampliando a participação dos setores antes excluídos do jogo político. Neste panorama podem ser identificadas três propostas para o Brasil de 1889.

  • Republicana liberal
  • Republicana jacobina
  • Republicana positivista

No período que vai de 1914 a 1930, deu-se o declínio da República Velha. Mineiros e Paulistas revezavam-se na presidência (política do café com leite) e os governantes eram sempre das mesmas famílias e grupos oligárquicos. Isso acabou gerando insatisfação por parte de outras oligarquias.

Os conflitos entre as oligarquias rurais começaram a ocorrer com frequência e a corroer o sistema. As oligarquias que detinham o poder aproveitavam-se para ampliar suas vantagens econômicas, por isso, o atrito com os grupos sem privilégio não poderia ser evitado.

Com o desgaste interno e os problemas externos enfrentados, o sistema começou a entrar em declínio. Algumas mudanças econômicas no Brasil fizeram com que novas classes sociais surgissem. Tais grupos eram essencialmente urbanos e mostraram seu poder político atuando independentemente, seus interesses eram sempre contrários aos das oligarquias.

Aliado a isso, os militares, que estavam em estado de ostracismo até então, voltaram a se manifestar politicamente. Isso fez com que os grupos oligárquicos enfraquecessem, levando-os à derrocada no ano de 1930 (Revolução de 1930).

Presidentes do período da República Velha:


Nenhum comentário sobre "República Velha". Clique aqui para adicionar um comentário.