História de Santa Catarina

Por Cristine Delphino
A região de Santa Catarina foi descoberta pelas primeiras expedições exploradoras do Brasil, sendo a expedição de Juan Dias de Solis, ocorrida em 1515, a mais significativa. Os onze náufragos que faziam parte da expedição foram recebidos pelos índios carijós que habitavam naquela região. Juan Dias de Solis chamou aquele lugar de a baía dos “perdidos”. Os primeiros habitantes de Santa Catarina foram os náufragos e os desertores. Bem tratados pelos habitantes locais, os náufragos iniciaram com eles uma rápida miscigenação.

Em 1526, Sebastião Caboto, durante a sua expedição, nomeou a ilha de “Porto dos Patos”. Em 1529, Diego Ribeiro chamou a ilha de Santa Catarina. Mas, a ilha começou a ser realmente ocupada em 1637, com a chegada dos bandeirantes dando início a futura povoação de Nossa Senhora do Desterro, que mais tarde foi nomeada Florianópolis. Em várias viagens para a ilha foram desembarcados cerca de 4500 colonos naquela época. Em 1660, foi fundada a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul, lá foi construída a primeira capela do estado. Em 1714, era criado o segundo município de Santa Catarina, chamado de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, conhecido atualmente como Laguna.

Em 1726, aconteceu a separação de Laguna com Nossa Senhora do Desterro. Em 1739, Santa Catarina passou a ser o posto português mais avançado da América do Sul, o que ambicionou os espanhóis que decidiram invadir a ilha. O que foi feito em 1777. Os espanhóis expulsaram tropas e autoridades para o continente, sendo a ilha devolvida para Portugal após o Tratado de Santo Idelfonso que aconteceu naquele mesmo ano.

Os imigrantes alemães chegaram na região em 1829 e os italianos em 1877, onde instalaram diversas colônias.

Em 1839, aconteceu a Revolução Farroupilha, que tinha como principal objetivo, transformar Santa Catarina em uma República, separada do restante do país. Os farrapos tomaram a cidade de Laguna nomeando-a cidade Juliana de Laguna, onde foi instalado o Governo da República Farroupilha e a cidade foi nomeada a capital do estado. Em 1845, os farrapos foram derrotados.

O estado esteve envolvido também na Guerra do Contestado, que aconteceu no ano de 1912 e durou até 1916.

Fontes:
http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/historia/paginas/14municipios.html
http://www.pampasonline.com.br/Terrasdosul/historiasc.htm


Nenhum comentário sobre "História de Santa Catarina". Clique aqui para adicionar um comentário.