Federação do Guanais

Por Cristine Delphino
A Federação dos Guanais aconteceu entre 1821 e 1823 em terra baiana e caracteriza-se por ser uma revolta nativista, ou seja, conflito entre os portugueses e os nativos brasileiros que aqui viviam.

A Conjuração Baiana que aconteceu em 1798 e que tinha como objetivo liberar os escravos, instaurar uma República e um governo que fosse igualitário; serviu como um estimulo para que os baianos lutassem pela independência do estado através de revoltas. A Bahia ganhou então a sua independência em 1823 em relação a Portugal. Enquanto isso o Brasil vinha enfrentando alguns problemas políticos, como por exemplo quando D. Pedro I abriu mão do seu poder em favor do seu filho ainda menor. Em todo o país eram planejados levantes e revoltas. Para conter esse estado de emergência e baderna, em 1831 deu-se início a Regência Trina Permanente que tinha como objetivo garantir o equilíbrio político e regional. Parecia que tudo ia bem e as coisas estavam funcionando, até que grupos políticos passaram a reivindicar a favor de seus ideais, causando motins, muitas vezes sendo apoiados pelas tropas. Foi a partir dessa situação que eclodiu a revolta na Bahia.

O capitão Bernardo Miguel Guanais Mineiro e de Carmo Sucupira tinha como meta criar programas de reforma políticas através da implantação de um sistema federal do governo. Liderando a revolta, o capitão conquistou a vila de Cachoeira, lugar onde resistiu por uma semana as fortes investidas que sofria do governo provincial para que se entregasse. Com o cerco fechado, Guanais foi levado preso para o Forte do Mar, em Salvador, junto com mais oitenta integrantes do seu movimento.

Não demorou muito para que ele e os outros presos tomassem o forte, içassem uma bandeira com de listras verticais, sendo uma listra azul entre duas brancas e em seguida iniciassem uma guerra contra Salvador, bombardeando cantos da cidade. Foram quatro dias até serem finalmente dominados.

A Federação não deu muito certo, mas motivou em seguida a Sabinada, ganhou peso durante o final do 2ºReinado até finalmente resultar na tão sonhada Proclamação, que aconteceu em 1889.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Federação_do_Guanais